Setorial Metal Mecânico do Vale do Gravataí, Rio Grande do Sul, RS - indústria gaúcha NORTEADORES ESTRATÉGICOSTRABALHE CONOSCOHISTÓRICOS AGENDA ASSOCIADOSBENEFÍCIOS CONTATOS LINKS

Notícias

Parques dinamizam economia dos municípios

SemMegra

Talvez não cheguem a 15 os parques científicos e tecnológicos sólidos e representativos em operação no Brasil. Mas, os que existem, costumam fazer a diferença nas cidades onde estão instalados. Um exemplo é o Porto Digital, de Recife, que transformou a região a partir da introdução de uma nova economia, baseada na alta tecnologia. O mesmo acontece no Rio Grande do Sul. As 74 empresas do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), por exemplo, já são responsáveis por 30% da arrecadação do município. A ideia é promover a expansão de empreendimentos de classe mundial, categoria na qual também se insere o gaúcho Tecnopuc. A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) planeja acelerar neste ano as discussões com o governo federal para a implantação de algumas políticas públicas que acelerem o desenvolvimento desses ambientes de inovação. Nos Emirados Árabes, por exemplo, os parques tecnológicos são zonas francas. Isso significa que recebem tratamento tributário zerado, têm políticas diferenciadas de recursos humanos e são considerados áreas prioritárias de investimentos. O mesmo acontece na China. “Parque tecnológico não é ajuntamento de empresas, ali se vive inovação, tem risco envolvido e, portanto, é preciso ter incentivo”, sugere Susana Kakuta, diretora-executiva do Tecnosinos.

Ano novo, menos spams I

Tudo indica que os brasileiros começarão o ano recebendo menos spams. Os provedores de internet e as operadoras de telefonia fecharam no dia 1 a porta de saída de e-mails de número 25, que estava sendo usada por spammers de diversos lugares do mundo. Desde 2009, o Comitê Gestor da Internet vinha coordenando o trabalho de substituição da porta 25 para a 587, que possui novos recursos de segurança.

Ano novo, menos spams II

Os usuários de serviços como Outlook podem fazer a substituição nas configurações dos seus sistemas ou entrar em contato com os seus provedores. Quem utiliza serviços do Hotmail, Terra, UOL e Gmail está automaticamente preparado. A expectativa é de que o Brasil deixe de figurar na lista dos cinco países que mais enviam mensagens não solicitadas. Outras informações podem ser encontradas no site www.antispam.br/porta25.

Compras por m-commerce dobram

As compras feitas através de dispositivos móveis (m-commerce) representaram 10% do total das transações online no Brasil no ano passado. É o dobro do registrado em 2011, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Do total, 51% das vendas foram feitas através de iPads e 20% via iPhone, consagrando o uso das plataformas da Apple no dia a dia dos usuários. O aumento do m-commerce pode ser explicado pelo acelerado crescimento nas vendas de smartphones e de planos de internet banda larga. Além, claro, da entrada no mercado de um perfil de consumidor mais acostumado com as novas tecnologias. O Brasil tem cerca de 43 milhões de e-consumidores e um faturamento de R$ 22,5 bilhões nas compras online.

Blindagem digital

A E-Sales venceu a licitação do Ministério da Justiça e vai fornecer o seu sistema de segurança para a Rede Sistema Nacional de Integração de Informações de Justiça e Segurança Pública (Infoseg). O portal reúne informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização do Brasil, como fichas criminais e registros de ocorrências. São cerca de 105 mil consultas/dia. Com o G-buster Web Application Defense, a expectativa é reduzir a exposição do portal a riscos de invasão e roubo de informações.

 

 

 

Listrar todas as notícias

 




Login

Senha


Esqueceu ou não tem senha? Clique aqui.





O SEMMEGRA realiza seus encontros quinzenais na sede da ACIGRA – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí. Estas reuniões são abertas apenas para os associados, onde são apresentadas as necessidades, realizado o planejamento e deliberadas ações para o setorial.


Acessos desde maio/2010: 384893

Setorial Metal Mecânico do Vale do Gravataí (c) 2010
msmidia.com