Setorial Metal Mecânico do Vale do Gravataí, Rio Grande do Sul, RS - indústria gaúcha NORTEADORES ESTRATÉGICOSTRABALHE CONOSCOHISTÓRICOS AGENDA ASSOCIADOSBENEFÍCIOS CONTATOS LINKS

Notícias

Governo prepara o Inovar Máquina

SemMegra

O governo federal estuda um novo regime para o setor de máquinas e equipamentos. Baseado na nova legislação do setor automotivo, o Inovar Auto, está na mesa dos ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Guido Mantega (Fazenda) o projeto do Inovar Máquina. Cunhado por Luiz Aubert Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o Inovar Máquina tem pontos quase idênticos ao projeto para o setor automotivo. Os principais são as cotas de importação e a necessidade de comprovação de conteúdo nacional para que o equipamento seja considerado brasileiro. Quando definida como importado, a máquina será sobretaxada no Imposto de Produto Industrializado (IPI) em 30 pontos percentuais.

O projeto até já recebeu o aval do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que aprova o projeto do Inovar Auto e desempenho do setor automotivo depois de assinada a lei que estabelece o novo regime. "Essas reivindicações foram apresentadas recentemente e, neste momento, está sob estudo. Estamos em permanente interação com a Abimaq para chegarmos a uma agenda operacionalmente prática", adiantou o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. 
 
Questionado sobre o projeto, Luiz Aubert afirmou que ele ainda não está pronto. Ficará em meados de junho, talvez julho. "Precisamos incentivar a fabricação interna e colocar limite em certos tipos de máquinas que estamos importando. Tem máquina que chega da China a US$ 8,5 o quilo. É uma concorrência desleal. Se o governo não quer barrar no imposto de importação, vamos fazer isso pelo Inovar Máquina", disse Aubert. Em 2012, o Brasil importou US$ 11,9 bilhões em máquinas e equipamentos para a indústria. O resultado é 3% menor do que o registrado em 2011.
 
Fonte: ABINEE
Edição: 27/05/2013

 

 

Listrar todas as notícias

 




Login

Senha


Esqueceu ou não tem senha? Clique aqui.





O SEMMEGRA realiza seus encontros quinzenais na sede da ACIGRA – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí. Estas reuniões são abertas apenas para os associados, onde são apresentadas as necessidades, realizado o planejamento e deliberadas ações para o setorial.


Acessos desde maio/2010: 384250

Setorial Metal Mecânico do Vale do Gravataí (c) 2010
msmidia.com