Setorial Metal Mecânico do Vale do Gravataí, Rio Grande do Sul, RS - indústria gaúcha NORTEADORES ESTRATÉGICOSTRABALHE CONOSCOHISTÓRICOS AGENDA ASSOCIADOSBENEFÍCIOS CONTATOS LINKS

Notícias

Missão na China: São Leopoldo ganhará unidade de produção de painéis solares

SemMegra

 Um detalhe burocrático impediu que a festa fosse completa no anúncio da instalação da empresa chinesa Hanergy no Parque Tecnológico da Unisinos, o Tecnosinos, em São Leopoldo. O acordo entre a empresa que fabrica painéis para a produção de energia solar o Tecnosinos só não foi assinado porque o vice-presidente para a América Latina estava viajando e não leu os termos do acordo. 


A informação de que o documento não seria assinado durante a visita do governadorTarso Genro, dos representantes do Tecnosinos e demais integrantes da comitiva provocou o temor de que os chineses estivessem desistindo do negócio ou que houvesse algum problema de tradução, mas o diretor de projetos para a América do Sul, o cabo-verdiano Mario Neves, disse em bom português que assinatura sairá a qualquer momento, possivelmente antes do retorno do governador ao Brasil.

— Infelizmente, o vice não chegou a tempo para assinar, mas é só uma questão burocrática.

O vice-presidente Liu Hang disse que o Brasil é estratégico para a empresa e que ela poderá transferir para o Estado uma das duas fábricas que tem nos EUA.

A Hanergy é a maior empresa de produção de energia limpa da China. Opera em todos os continentes e, recentemente, comprou duas empresas de produção de painéis fotovoltaicos, uma na Alemanha e outra nos Estados Unidos.

— A ida da Hanergy cristaliza um polo de alta tecnologia no Tecnosinos — comemorou a diretora do Parque, Susana Kakuta.

No primeiro momento, a Hanergy funionará em instalações provisórias, mas o Tecnosinos já ofereceu área para a construção de uma fábrica.

Antes da reunião em que os chineses manifestaram o desejo de atuar no Brasil e admitiram que poderão instalar uma fábrica no Rio Grande do Sul,o grupo assistiu a vídeos e conheceu os painéis flexíveis que, segundo o secretário de Ciência e Inovação Tecnológica, Cleber Prodanov, são o que de mais moderno existe na área.

— Os painéis que conhecemos no Brasil ainda estão na pré-história — definiu Prodanov, referindo-se às pesadas placas utilizadas para captação da energia solar.

A Hanergy produz películas tão finas que um dos exemplos mostrados foi o de painéis instalados em barraca de camping.

A Hanergy reuniu 14 diretores para recebera comitiva. Tarso falou das vantagens competitivas do Rio Grande do Sul, como o alto grau de instrução da população e o crescimento da economia, que será o dobro do Brasil neste ano", e ofereceu incentivos do governo estadual, da prefeitura e da União para a empresa se instalar em São Leopoldo.

A visita e o almoço a Hanergy foram o compromisso mais importante do último dia do governador em Pequim. No final da tarde a delegação viajou para Wuhan, capital do Estado de Hubei. Antes, Tarso falou na abertura do seminários sobre investimentos no Estado e teve mais uma reunião com dirigentes do Partido Comunista Chinês.

 

Fonte: Zero Hora / Rosane Oliveira / 04/12/2013

 

 

 

Listrar todas as notícias

 




Login

Senha


Esqueceu ou não tem senha? Clique aqui.





O SEMMEGRA realiza seus encontros quinzenais na sede da ACIGRA – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí. Estas reuniões são abertas apenas para os associados, onde são apresentadas as necessidades, realizado o planejamento e deliberadas ações para o setorial.


Acessos desde maio/2010: 384254

Setorial Metal Mecânico do Vale do Gravataí (c) 2010
msmidia.com