Setorial Metal Mecânico do Vale do Gravataí, Rio Grande do Sul, RS - indústria gaúcha NORTEADORES ESTRATÉGICOSTRABALHE CONOSCOHISTÓRICOS AGENDA ASSOCIADOSBENEFÍCIOS CONTATOS LINKS

Notícias

ABIMAQ discute saídas para o setor em reunião dos CDES

SemMegra

Apesar do empenho do governo e da coragem para promover as reformas já anunciadas, há um consenso que as medidas voltadas diretamente ao setor produtivo são claramente insuficientes”, assim o conselheiro João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas iniciou a sua fala hoje na 46º reunião plenária do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em Brasília.

De acordo com Marchesan, o “programa de regularização tributária - PRT” não atende minimante às necessidades das pequenas e médias empresas e impede a normalização das dívidas tributárias deixando a maioria dos industriais à margem da legalidade fiscal e sem possibilidade de acesso a financiamentos competitivos, necessários quando finalmente voltarmos a crescer. Há um amplo consenso de que a retomada do crescimento passa obrigatoriamente pelos investimentos e pelas exportações”, ponderou.

Ele considerou que o controle dos gastos públicos, já implantado, e as reformas da previdência, trabalhista e tributária, em andamento, aumentam a confiança de quem produz neste país. ”No entanto – argumentou - no nosso caso, o faturamento das indústrias fabricantes de bens de capital, no ano passado, foi reduzido praticamente à metade do obtido em 2013, com óbvias consequências para a saúde financeira das empresas”.

Para a ABIMAQ, é chegado o tempo, portanto, do governo começar a dedicar o mesmo empenho e os mesmos recursos que foram dispensados ao controle dos gastos, às medidas necessárias para a retomada do crescimento. “O crescimento não virá simplesmente como decorrência do necessário ajuste fiscal e do controle da inflação”, afirmou.

“Em resumo, senhor presidente, o acúmulo de notícias negativas nos deixa em dúvida se o governo chega a ter clara dimensão do risco para a própria sobrevivência não só da indústria fabricante de bens de capital, mas também, de boa parte da indústria brasileira ou se a sobrevivência da indústria de transformação não está entre as prioridades do governo”, finalizou.

 

Fonte: Vervi Assessoria de Imprensa

 

 

Listrar todas as notícias

 




Login

Senha


Esqueceu ou não tem senha? Clique aqui.





O SEMMEGRA realiza seus encontros quinzenais na sede da ACIGRA – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí. Estas reuniões são abertas apenas para os associados, onde são apresentadas as necessidades, realizado o planejamento e deliberadas ações para o setorial.


Acessos desde maio/2010: 384243

Setorial Metal Mecânico do Vale do Gravataí (c) 2010
msmidia.com